Por todas nós

Pense nas suas avós. Pense na sua mãe. Lembre-se que elas já foram meninas com dúvidas, inseguranças e medos. Não esqueça, porém, que elas também se desafiaram, desafiaram os outros, atravessaram barreiras, tiveram coragem, deram a cara a tapa e, muito provavelmente, deram alguns tapas também. Lutaram, buscaram, tentaram, fracassaram, venceram. Visualize elas em sua mente. Sem a força pela delas, você não estaria aqui, você não seria quem é, a mulher que é.

Lembre de outras; de todas as mulheres que passaram na sua vida. Todas mesmo. Tias, vizinhas, amigas, colegas, professoras, diretoras, empregadas, enfermeiras, médicas, babás, chefes, bibliotecárias, escritoras e tantas outras. Pense na marca que elas deixaram em você. Na marca que você deixou nelas. Até mesmo as marcas mais sutis. Pois mulher tem poder, não só dela, é de todas, e só é extremamente poderoso porque flui através de todas nós juntas. Lembre-se sempre das mulheres que passaram em sua vida e da energia que vocês dividiram e ainda dividirão com tantas outras. E agradeça.

Agora vá além; lembre-se de todas as mulheres, todas mesmo. Todas aquelas antes de você. Aquelas que sacrificaram algo para que você tivesse direitos, privilégios. Lembre-se dos assassinatos, das forcas, das fogueiras, dos abusos, da queima dos sutiãs, dos cabelos cortados, dos vestidos encurtados, dos abortos, da injustiça, da dor e da alegria de um parto, do amor incondicional, do poder de dar à vida.  Não desconsidere nenhuma. E nunca, em hipótese alguma, considere alguma delas sua inimiga. Mulheres não devem brigar uma com as outras, devem brigar juntas; pela paz, pelo amor, pela igualdade, pela saúde, pela educação, pela segurança. Lembre-se ontem, hoje e sempre das maravilhosas, rebeldes, loucas, militantes, ativistas, curandeiras, santas, anjas, ousadas, selvagens, dançarinas, heroínas, sofredoras, lutadoras, amazonas, bruxas e tantas outras que abandonaram seus medos por você, por mim, por todas nós, mulheres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s