Por todas nós

Pense nas suas avós. Pense na sua mãe. Lembre-se que elas já foram meninas com dúvidas, inseguranças e medos. Não esqueça, porém, que elas também se desafiaram, desafiaram os outros, atravessaram barreiras, tiveram coragem, deram a cara a tapa e, muito provavelmente, deram alguns tapas também. Lutaram, buscaram, tentaram, fracassaram, venceram. Visualize elas em sua mente. Sem a força pela delas, você não estaria aqui, você não seria quem é, a mulher que é.

Lembre de outras; de todas as mulheres que passaram na sua vida. Todas mesmo. Tias, vizinhas, amigas, colegas, professoras, diretoras, empregadas, enfermeiras, médicas, babás, chefes, bibliotecárias, escritoras e tantas outras. Pense na marca que elas deixaram em você. Na marca que você deixou nelas. Até mesmo as marcas mais sutis. Pois mulher tem poder, não só dela, é de todas, e só é extremamente poderoso porque flui através de todas nós juntas. Lembre-se sempre das mulheres que passaram em sua vida e da energia que vocês dividiram e ainda dividirão com tantas outras. E agradeça.

Agora vá além; lembre-se de todas as mulheres, todas mesmo. Todas aquelas antes de você. Aquelas que sacrificaram algo para que você tivesse direitos, privilégios. Lembre-se dos assassinatos, das forcas, das fogueiras, dos abusos, da queima dos sutiãs, dos cabelos cortados, dos vestidos encurtados, dos abortos, da injustiça, da dor e da alegria de um parto, do amor incondicional, do poder de dar à vida.  Não desconsidere nenhuma. E nunca, em hipótese alguma, considere alguma delas sua inimiga. Mulheres não devem brigar uma com as outras, devem brigar juntas; pela paz, pelo amor, pela igualdade, pela saúde, pela educação, pela segurança. Lembre-se ontem, hoje e sempre das maravilhosas, rebeldes, loucas, militantes, ativistas, curandeiras, santas, anjas, ousadas, selvagens, dançarinas, heroínas, sofredoras, lutadoras, amazonas, bruxas e tantas outras que abandonaram seus medos por você, por mim, por todas nós, mulheres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s