Um dos meus maiores medos ao me tornar professora era, chegar em sala de aula, um aluno perguntar algo, e eu não saber responder. Imagina, uma professora não saber responder uma pergunta. É claro que eu sabia, e ainda sei, que não é possível um professor saber tudo, mas na minha busca por ser uma boa professora, eu queria, irracionalmente, ser a professora que sabia de tudo.

Porém, inevitavelmente, chegou um momento em que eu não soube algo. Eu suei frio, tremi, engoli seco e respondi, escondendo o rosto nas mãos, que não sabia. Prometi que procuraria e traria uma resposta. E assim o fiz. E essa primeira vez me curou. Nas próximas, não suei frio, não tremi, não engoli seco e não senti a necessidade de esconder o rosto em minhas mãos, apenas falei “pois é, isso eu não sei, vou pesquisar”. E assim o fiz, e faço desde então. Toda vez que não sei algo vou perguntar para alguém que sabe ou pesquiso. Muitas vezes também aconteceu de eu pesquisar junto com o aluno.

Em sala de aula, um professor ter a honestidade de dizer que não sabe algo, pode ser terapêutico para seus alunos. Quando alguém que está ali para ensinar, se coloca à disposição para também aprender, ele mostra que aprender não é só estudar e decorar. Aprender é abrir espaço para o erro, é rir, aceitar, se corrigir e saber que isso tudo vai acontecer todo dia.

Ninguém só ensina. Ao entrar em sala de aula eu sempre estou pronta para aprender, para escutar, mudar minha opinião, aceitar que posso estar errada, que não sei verdades absolutas e que posso evoluir, um passinho de cada vez. E isso não vale apenas para sala de aula. Na vida precisamos estar de braços abertos para aprender e em oportunidades belas da vida, ensinar algo, mesmo coisas simples.

Mais uma vez tenho certeza de que aprendo muito mais do que ensino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: