Aquele momento em que uma ideia genial aparece, um conselho fantástico que salvaria a vida do seu amigo, as palavras amigas certas para o momento desolador, mas ao abrir a boca, você esqueceu completamente tudo que estava prestes a dizer. Sim, é verdade, a sua mente não é a sua melhor amiga sempre. Tem vezes em que ela faz você pagar caro, ao esquecer a consulta no médico, de buscar as crianças na escola, de algum compromisso, de fazer tema de casa… A lista de coisas esquecidas não termina.

Esquecer, porém, é normal. A gente esquece algumas coisas, detalhes passam batidos, e são tantos afazeres, que acabamos distraídos demais. Não porque não era importante. Quem nunca esqueceu aniversário de melhor amigo? Esquecemos por que esquecemos e não porque queremos esquecer.

É muito bom como desculpa também. Para esquecer não é preciso de provas. Quem consegue provar se você realmente esqueceu? Ninguém. Pois é, esqueci. E isso também não quer dizer que estamos mentindo toda vez que dizemos que esquecemos algo. Esquecer não é algo muito controlável.

Esquecer sempre ou todo dia também não é algo muito bom. Alguns esquecimentos pela semana, pelo mês… Mas se forem muitos durante o dia, é hora de se preocupar.

Falando de esquecimento, a gente lembra de falar da nossa memória. Cheia de informações inúteis. Como que eu esqueço do meu compromisso e não esqueço a letra de “Beijinho no ombro”? Não lembro nada na hora da prova, mas lembro, com detalhes, as músicas dos Backstreet Boys. E sobre os livros de literatura da escola, não lembro nem o título, mas sei de cor todos os feitiços citados em Harry Potter. Fórmulas de matemática, física e química? Claro que não lembro, mas sei cantar qualquer música dos Mamonas Assassinas.

Parece que não é uma escolha nossa o que queremos lembrar e o que queremos esquecer. A memória é quase um mecanismo funcionando por conta própria, escolhendo ao acaso o que fica e o que vai. E nem implorar para esquecer episódios infelizes parece funcionar. Ainda bem que temos ótimas lembranças que são impossíveis de esquecer.

gleise-416460_1920

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: