“Temos dois ouvidos e uma boca, para ouvir mais e falar menos”, já dizia o ditado. E hoje em dia, em um mundo em que as maneiras para nos expressarmos só aumentam (redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros), parece que a habilidade de escutar a nós mesmos e os outros é inexistente.

É difícil escutar. Ouvir é muito fácil, ouvimos tudo, mas raramente escutamos, com atenção, com a intenção de realmente deixar o outro se expressar. Nem sempre temos paciência. Queremos ser um ombro amigo, mas muitas vezes a negatividade de um desabafo nos afeta, e não queremos carregar os fardos dos outros. Complicado cessar nossa linha de pensamento, quando outro também quer se expressar e contribuir em uma ideia sendo construída. Estamos desesperados para que as pessoas nos escutam, mas não sabemos escutar.

O estudioso da comunicação, Julian Treasure, em suas palestras para o TED, defende que estamos perdendo nossa capacidade de escutar. Estamos rodeados de sons, música, conversas, ruídos, e acabamos não mais prestando atenção ao silêncio. De acordo com Treasure, a perda da capacidade de escutar é um problema sério, pois é escutando que temos acesso à compreensão. E comunicação sem compreensão tornará o nosso mundo em um lugar muito mais assustador que ele já é (guerras, conflitos, violência, falta de harmonia, entre outros).

Escutar é uma habilidade milenar, praticada por anos. É preciso treino. É mais fácil falar, nos expressarmos, do que sentar e escutar o outro expressar-se. Porém, precisamos nos dedicar à arte da escuta. Precisamos prestar atenção ao próximo. Não só ouvir para responder, mas sim escutar

Escutar, porém, não quer dizer calar-se, não responder, não falar nada. Escutar é compreender o próximo, avaliar o que está sendo dito e dar uma opinião. Oscar Wilde uma vez disse: “Se soubéssemos quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: