Um possível tutorial para lidar com a pressão do fim do ano

Scroll down to content

checklist-2589418_1920

Fim do ano sempre é uma bagunça. Mil coisas para fazer e o dia, apesar de parecer mais longo, é curto. O tempo não está no seu time, quer te deixar atrasado, pirado. Quanto mais você correr atrás dos minutos, mais rápido eles passam. E por mais em dia e organizado que você esteja, sempre parece que tem coisas para fazer. E mesmo fazendo mil coisas até a hora de dormir, no momento em que você descansa a cabeça no travesseiro, certo de um sono recompensador e merecido, vem um pensamento muito insano e enlouquecedor: eu fiz mesmo tudo que tinha para fazer ou só estou esquecendo mil e outras coisas?

A primeira dica, antiga e batida: respirar fundo. Nada melhor que deixar os neurônios respirar. Respirações profundas podem salvar vidas (a sua e das pessoas ao seu redor). Não esqueça dessa dica. Quando todas as outras falharem, ela é a única que vai funcionar.

A segunda dica é chata, e você vai precisar da primeira dica para concluí-la com sucesso: faça uma lista das coisas que você precisa fazer. Quanto maior a lista, mais respirações você vai precisar. Porém, não se desespere ainda. A lista parece que só aumenta a pressão, mas na verdade, se você usar as respirações e organizar seu tempo, a lista vai ajudar de verdade. E a satisfação de riscar coisas que já foram feitas vai ser enorme, acredite.

(Poderia ter inúmeras dicas aqui, porém, vamos só com as mais importantes).

A terceira e última dica é meio que duas em uma: veja o que funciona melhor para você. Ao ter a lista pronta e estar fazendo suas respirações para não surtar, programe pausas, folgas, momentos em que você fica olhando para o nada, que você leia um livro, assista um episódio da sua série favorita, curta fotos dos amigos no Facebook. Para algumas pessoas é melhor fazer pausas longas (faz tudo que tem para fazer e descansa), para outras pessoas é melhor fazer pausas curtas (faz algumas coisas da lista, toma um suquinho, escuta uma música e retorna para mais atividades). Depende de pessoa para pessoa. No fim dá tudo certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: