Livro

Qualquer lugar com livros se torna mais aconchegante. Ao entrar em casas de estranhos, procure por livros. Se a pessoa lê, ela já recebe votos de confiança automaticamente. Ler as lombadas dos livros nas estantes alheias faz parte de um hobby interessante. Encontrar velhos amigos já lidos, que nunca leu, que nunca vai ler, e já monta um perfil da pessoa pelas leituras que ela fez ou não (porque às vezes livros são só decoração, né? E tudo bem).

Livros carregam tantas informações e histórias. Em outros tempos eles eram queimados. Hoje em dia são banidos. E teve tempos que mulheres não podiam ler, pois livros davam ideias. Sim, eles dão muitas ideias, inspiram novas histórias, mas também carregam em suas palavras um aconchego, um ombro amigo, um conselho, um incentivo, uma motivação. O objeto faz muito parte de toda o amor envolvido. Não é só a leitura que agrega. Abrir o livro, cheirar as folhas, folhear, enamorar com eles em estantes de livrarias faz parte de um processo afetivo ainda para ser estudado.

E o pavor ao encontrar uma orelha de burro? Uma página se soltando? Ou até mesmo, o olhar de orgulho ao pegar um livro velho todo manuseado, cheio de orelhas de burro, amarelado e manchado pelo tempo, a capa se soltando, rabiscos e linhas sublinhadas e pensar em todas as leituras e releituras que ele enfrentou. Quantas vezes foi socado dentro de mochilas, de bolsas, ou se foi perdido, esquecido na chuva, abandonado na estante? Quantas histórias, além daquela que ele carrega, esse livro tem para contar? Quantos momentos ele presenciou das estantes do mundo? Quantos silêncios partilhou nas bibliotecas por aí? Quanto tempo esperou em um sebo? Quantas lágrimas absorveu? Quantas risadas escutou? Quantas vezes foi companheiro de fila, de viagem, de espera?

Livros podem nos contar tantas histórias, basta abrir e começar a ler. Um passaporte que nos leva para onde a gente quiser, abraça a imaginação e consegue fazer parte das nossas vidas mais do que conseguimos explicar.

Se livros ainda não te encantam, eu lhe convido para deixar eles te encantar.

Anúncios

One Reply to “#BookLoversDay”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: