Crônica

Esqueci de me despedir da minha infância

Ao virarmos adultos uma das frases que mais nos incomodam vindo de adolescentes e crianças é “quero virar adulto logo”. Olhamos fundo nos olhos desses seres que são felizes e não sabem e dizemos “não, você não quer”. Mesmo que a gente saiba, por experiência própria, que vai entrar em um ouvido e sair pelo outro. Quando estamos crescendo, tudo o que queremos é crescer logo. E assim que crescemos, queremos voltar a andar de bicicleta o dia inteiro e só ter que estudar.

Não estamos reclamando e dizendo que somos mega infelizes sendo adultos. Não é nada disso. Ser adulto tem suas peculiaridades negativas e positivas, assim como ser criança, porém, não ter todas as responsabilidades e pressões que vem com a idade é bem melhor e temos saudades desse tempo bom, por isso agora achamos trágico que queríamos crescer tão rápido e absurdo que as crianças queiram ser adultas pra ontem.

A vida vai nos levando, o tempo nos atropelando e vamos indo sem saber que logo vamos crescer mesmo. As coisas mudam, as responsabilidades chegam, as pressões pesam, e começamos a ter que lidar com coisas muito mais sérias que a escolha do lanche da tarde, quais oficinas fazer na escola, que livro ler em seguida e coisas do tipo.

E, de repente, aquele desejo bobo de crescer logo se concretiza rápido demais. Nem ao menos nos deu um segundo para nos despedir das coisas infantis que gostávamos de fazer. Não deu para tocar a campainha de uma casa estranha e sair correndo uma última vez. Não combinamos uma última rodada de coca na frente da escola. Não conseguimos ralar os joelhos no terreno baldio que costumávamos brincar. A trilha no matinho atrás de nossas casas ficou para uma próxima oportunidade, que na nossa idade não vai mais rolar. E brincar de pega-pega em volta da piscina vai ter que ser com os nossos sobrinhos, afilhados, filhos ou crianças por aí que aceitem brincar com adultos que esqueceram de crescer.

whales-are-beautiful

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s